Na busca de afirmar a necessidade e a autenticidade da Educação Física , trabalha-se com a continua busca de produção de conhecimento em torno deste tema. O objeto de estudo da Educação Física, afinal, qual é? Neste sentido venho mantendo contato com pesquisadores da área da Educação Física. Recentemente a Doutoranda em educação pela Universidade da Bahia, e Professora da Escola Superior de Educação Física de Pernambuco Ana Rita Lorenzini, argumentou:
Boa noite professor Carlos Alberto.
É polêmica a discussão do objeto de estudo da EF porque existem diferentes objetos.
Segue abaixo uma breve síntese do referencial que tenho mais aproximação.
PERSPECTIVA SUPERADORA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
TIPO DE FORMAÇÃO | OBJETO DE ESTUDO |
O homem não nasce humano, mas se torna humano ao se apropriar do que foi desenvolvido historicamente, acumulado socialmente e que vem sendo distribuído de acordo com a situação de classe dos produtores. Portanto, o direito ao patrimônio cultural da humanidade, mora na necessidade de produção e reprodução em cada ser humano do que é próprio da humanidade. Na esfera da relação fundamental que o homem mantém com a natureza aborda-se a ação, a prática, a práxis como uma atividade real, adequada a finalidades, desenvolvida em circunstâncias dadas e transmitidas pelo passado. Considera-se a práxis o fundamento do conhecimento, pois o homem só conhece o que é objeto ou produto de sua atividade e só o conhece porque atua praticamente. É nessa ação prática sobre as coisas que se constroem as teorias e que se demonstra se nosso conhecimento é verdadeiro ou não. Nisto, a EF é analisada nos seus aspectos históricos e lógicos, sociais e culturais, políticos, éticos, técnicos, dentre outros, assim como, dialoga com outros campos de conhecimento para estudar a formação da natureza humana constituída nas profundas articulações entre o biológico e o social humano e nas interpelações individuais e sociais. Na referida perspectiva, a epistemologia da Educação Física requer a pesquisa científica e é concebida como um campo acadêmico-científico e, também como uma prática educativa crítica, envolvendo diferentes campos de formação que articulam de forma complexa: - Homem - Ed. Física - Saúde; - Homem - Ed. Física - Educação; - Homem - Ed. Física - Esporte e Lazer; - dentre outros Na referida perspectiva, o tipo de formação busca aproximação com o Curso de Licenciatura em Educação Física, de carater ampliado, cujo objeto comum é a cultura corporal, e a essência de intervenção profissional comum é o trabalho pedagógico e o exercício da docência. | A EDUCAÇÃO FÍSICA tem como objeto a Cultura Corporal ou Cultura Esportiva que trata às atividades humanas: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica, a luta, o treino, dentre outras, orientadas para a realidade concreta, às necessidades e motivações humanas. Na referida perspectiva, a função social da Educação Física está na luta para garantir o conhecimento sistematizado e científico, acumulado historicamente pela humanidade que, ainda é útil e necessário à existência das atuais e futuras gerações, fazendo-as avançar na direção da emancipação humana/social e da formação omnilateral. Segundo Manacorda (1991, p.79), a omnilateralidade trata da “chegada histórica do homem a uma totalidade de capacidades produtivas e, ao mesmo tempo, a uma totalidade de capacidades de consumo e prazeres, em que se deve considerar, sobretudo, o gozo daqueles bens espirituais, além dos materiais, e dos quais o trabalhador tem estado excluído em consequência da divisão do trabalho”. MANACORDA, M. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1991. |
Abraço, Ana Rita |
Feliz me senti com o retorno da pesquisadora , o que nos aponta para a autenticidade e relevância de nosso estudo ainda em andamento. Obrigado Professora Ana Rita
Nenhum comentário:
Postar um comentário