domingo, 23 de outubro de 2016

O OBJETO DE ESTUDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: POR ANA RITA LORENZINI - PROFª. ESEF-UFPE E ASCES - RECIFE

Na busca  de afirmar a necessidade e a autenticidade da Educação Física , trabalha-se com a continua busca de produção de conhecimento em torno deste tema. O objeto de estudo da Educação Física, afinal, qual é? Neste sentido venho mantendo contato com pesquisadores da área da Educação Física. Recentemente a Doutoranda em educação pela Universidade da Bahia, e Professora da Escola Superior de Educação Física de Pernambuco Ana Rita Lorenzini, argumentou:

Boa noite professor Carlos Alberto.
É polêmica a discussão do objeto de estudo da EF porque existem diferentes objetos.
Segue abaixo uma breve síntese do referencial que tenho mais aproximação.

PERSPECTIVA SUPERADORA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
TIPO DE FORMAÇÃOOBJETO DE ESTUDO
        O homem não nasce humano, mas se torna humano ao se apropriar do que foi desenvolvido historicamente, acumulado socialmente e que vem sendo distribuído de acordo com a situação de classe dos produtores. Portanto, o direito ao patrimônio cultural da humanidade, mora na necessidade de produção e reprodução em cada ser humano do que é próprio da humanidade.
       Na esfera da relação fundamental que o homem mantém com a natureza aborda-se a ação, a prática, a práxis como uma atividade real, adequada a finalidades, desenvolvida em circunstâncias dadas e transmitidas pelo passado. Considera-se a práxis o fundamento do conhecimento, pois o homem só conhece o que é objeto ou produto de sua atividade e só o conhece porque atua praticamente. É nessa ação prática sobre as coisas que se constroem as teorias e que se demonstra se nosso conhecimento é verdadeiro ou não.
        Nisto, a EF é analisada nos seus aspectos históricos e lógicos, sociais e culturais, políticos, éticos, técnicos, dentre outros, assim como, dialoga com outros campos de conhecimento para estudar a formação da natureza humana constituída nas profundas articulações entre o biológico e o social humano e nas interpelações individuais e sociais.
       Na referida perspectiva, a epistemologia da Educação Física requer a pesquisa científica e é concebida como um campo acadêmico-científico e, também como uma prática educativa crítica, envolvendo diferentes campos de formação que articulam de forma complexa:
- Homem - Ed. Física - Saúde;
- Homem - Ed. Física - Educação;
- Homem - Ed. Física - Esporte e Lazer;
- dentre outros
        Na referida perspectiva, o tipo de formação busca aproximação com o Curso de Licenciatura em Educação Física, de carater ampliado, cujo objeto co­mum é a cultura corporal, e a essência de intervenção profissional comum é o trabalho pedagógico e o exer­cício da docência.

A EDUCAÇÃO FÍSICA tem como objeto a Cultura Corporal ou Cultura Esportiva que trata às atividades humanas: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica, a luta, o treino, dentre outras, orientadas para a realidade concreta, às necessidades e motivações humanas.

Na referida perspectiva, a função social da Educação Física está na luta para garantir o conhecimento sistematizado e científico, acumulado historicamente pela humanidade que, ainda é útil e necessário à existência das atuais e futuras gerações, fazendo-as avançar na direção da emancipação humana/social e da formação omnilateral.

Segundo Manacorda (1991, p.79), a omnilateralidade trata da “chegada histórica do homem a uma totalidade de capacidades produtivas e, ao mesmo tempo, a uma totalidade de capacidades de consumo e prazeres, em que se deve considerar, sobretudo, o gozo daqueles bens espirituais, além dos materiais, e dos quais o trabalhador tem estado excluído em consequência da divisão do trabalho”.

MANACORDA, M. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1991.
 Abraço,
Ana Rita

Feliz me senti com o retorno da pesquisadora , o que nos aponta para a autenticidade e relevância de nosso estudo ainda em andamento. Obrigado Professora Ana Rita 

Nenhum comentário:

Postar um comentário